quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Urso E O Gato Selvagem


É o último livro da bruaá. Foi escrito por Kazumi Yumoto e ilustrado por Komako Sakai.
Um dia de manhã, o urso estava a chorar. O seu amigo passarinho tinha morrido.
A abordagem da morte junto das crianças é um tema sempre complexo. A complexidade advém, sobretudo, da forma como ela é encarada pelos adultos. Há uns meses, ouvi  uma querida professora dizer que há duas coisas com que a humanidade continua a lidar mal, o sexo e a morte. Sem dúvida!


De forma poética, carregado de sensibilidade,  o livro conduz-nos pelo  processo de interiorização vivido pelo Urso, no momento da perda do amigo querido com quem partilhava a vida. E torna-nos parte dele. Porque a tristeza, a saudade e a dificuldade em nos "desprendermos" de quem parte, são sentimentos sempre presentes no luto que todos, e cada um, um dia sempre acabamos por fazer.


Mas O Urso E O Gato Selvagem não é apenas um livro sobre a morte. A amizade é igualmente celebrada de forma  bela  e intensa. Da primeira à última página. E não nos deixa esquecer que a vida é para percorrer a meias e que sempre que a partilhamos lhe redescobrimos a leveza.


A beleza e a magnitude das ilustrações fazem da obra um livro a uma só voz. A escolha do preto e branco e as pinceladas rosas, apenas nos momentos de doce recordação e de esperança, fazem-nos sentir que nada ali está ao acaso. O papel e capa cartonados conferem-lhe um cheiro singular e único. E afinal é isso que ele é, um livro singular e único. 


Sem comentários: